Português Italian English Spanish

O Portal de Busca
de Certidões na Itália

 contato@buscacertidaonaitalia.com   (043) 9.9864-1779
Menu

Cidadania italiana?

Hoje resolvi escrever este post para responder uma pergunta que muita gente tem feito por e-mail: “ Como conseguir um documento ou certidão que esteja na Itália? Preciso contratar uma assessoria para realizar a busca? Posso eu mesmo fazer isso?”

Existem algumas formas de se obter um documento que esteja na Itália e é importante que você conheça as vantagens e desvantagens de cada uma para escolher o que melhor se adequar à sua necessidade. O processo de levantamento de documentos pode ser feito sem a necessidade de uma consultoria, mas é importante levar em consideração quais os prós e contras de cada uma das formas de se realizar o processo.

O objetivo da assessoria neste processo é garantir que você consiga realizar o seu projeto sem perder tempo nem desperdiçar dinheiro. Além disso, eles te apoiarão e te orientarão neste momento para te explicar qual documento você precisará para poder tirar a sua cidadania.

Assim, se você tem algum documento que se encontre na Itália, você tem 3 formas de conseguir este documento:

  1. Indo até a Itália –  Caso você tenha que ir até a Itália apenas para isso, o custo da viagem não valerá a pena, e você deve ir para as opções 2 e 3. É importante lembrar que, se você não tiver experiência, poderá ter dor de cabeça com imprevistos. No meu caso, imaginem que o comune que meu antenato foi registrado sofreu um incêndio e perdeu todos os documentos de uma determinada época que incluía  a data do nascimento dele? Foi então necessário identificar a igreja mais próxima e começar um levantamento de onde ele teria sido batizado.

A vantagem desta opção é que você irá passear e conhecer melhor sobre o seu passado e por onde seus antepassados viveram. Caso você opte por esta alternativa, é importante que você busque bastantes informações do processo e de como funciona o Comune onde seus documentos estão.

 

  1. Você também pode Pedir para alguém que viajará a Itália pegar para você. Neste caso, a pessoa deverá ter experiência no assunto. Caso contrário, se acontecer algum imprevisto, ela poderá ter dificuldades em obter o documento e então você correrá o risco de não conseguir suas certidões ou fazer a pessoa perder um tempo que ela não necessariamente dispunha. Lembre-se de munir a pessoa com todas as informações sobre o seu antenato e do Comune ou Chiesa que ele deverá se dirigir. É importante que esta pessoa já tenha alguma experiência neste assunto.

 

  1. Solicitar ajuda de um profissional especializado no assunto. Esta alternativa possui a vantagem de te dar a garantia e tranquilidade decorrente da experiência de uma equipe que irá em busca do seu documento e que está preparada para uma série de obstáculos que poderão ocorrer no caminho e que ela está pronta para contornar. Um profissional especializado já terá conhecimento dos possíveis entraves que poderá se deparar e terá a agilidade necessária para tomar as medidas necessárias, seja na Itália seja no Brasil.

 

Concluindo, se você tem pressa no seu processo e deseja ganhar tempo, a opção 3 é a melhor alternativa. Entretanto, lembre-se de buscar informações a respeito do profissional que você está contratando. Leia o post em que escrevi “5 dicas para escolher a sua assessoria”.

Mas se você não tem urgência e deseja fazer um passeio e conhecer a cidade onde seu antenato nasceu, e conhece os trâmites, não deixe de conhecer esse país maravilhoso que é a Itália e viver a emoção de retornar à pátria da sua origem.

Caso queira conhecer nosso serviço de busca de documento na Itália e conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, entre em contato conosco ou agende um conversa via Skype ou em nosso escritório.

Você já realizou a busca? Deixe-nos um comentário de como foi a sua experiência.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário